► Porto: lançado concurso público internacional para subconcessão do Metro e STCP. ► Metro do Porto: linhas A e D passam a funcionar em contínuo nas noites de sextas, sábados e vésperas de feriados até 1 de Novembro. ► RL e TST com carreiras para as praias da Costa da Caparica. ► Cartão Lisboa Viva tem nova imagem. ► Faro: "Próximo" disponibiliza wi-fi grátis em toda a rede. ► CP vai alargar serviço wi-fi ao Intercidades.

21/01/2012

Lisboa com passe comum ao Metro, Carris e CP

A partir de Fevereiro Lisboa terá um novo título de transporte.

Intitulado "Navegante", o novo passe vai permitir viajar em simultâneo na Carris, no Metro e na coroa urbana da CP. Serão progressivamente eliminados os títulos próprios e combinados da Carris, Metro e CP , e vigorará apenas o título comum aos três operadores. O novo passe terá um custo mensal de trinta e cinco euros, já contando com os aumentos que se irão registar em Fevereiro.
Esta medida insere-se no Plano Estratégico dos Transportes que visa rcionalizar a oferta do transporte público, e no caso da Área Metropolitana de Lisboa, simplificar a oferta tarifária.
Será também criado um passe para a coroa suburbana que será comum não só à Carris, Metro e CP, como irá integrar a Transtejo/Soflusa e os Transportes Colectivos do Barreiro. O desafio é que os restantes operadores adiram ao novo título. Desta forma, no imediato haverá um título genérico na coroa urbana da capital, e a curto prazo um título universal a todos os operadores de transporte.

No que concerne à reestruturação dos transportes da capital sabe-se que no Metropolitano fora das horas de ponta a velocidade será diminuidada 60 para 45 km/h, e as carruagens serão encurtadas para reforçar o sentimento de segurança.
Na Transtejo mantêm-se as actuais ligações, contrariando assim as recomendações do Grupo de Trabalho para a eliminação da ligação Cais do Sodré/Trafaria, mas a oferta principalmente na horas de ponta será reduzida em todas as ligações.
Na Carris, serão eliminadas seis carreiras: 10 – ISEL – Praça do Chile; 777 – Campo Grande Metro – Ameixoeira Metro; 790 – Gomes Freire – Príncipe Real; 797 – Sapadores – Arco Cego, 203 – ISEL – Boa Hora; 205 – Cais Sodré – Bairro Padre Cruz; 208 – Cais Sodré – Estação Oriente). O eléctrico 18 mantém-se ao contrário das noticias que davam conta da supressão, embora o percurso seja reduzido ao Largo do Calvário. Todas as carreiras sofrem porém, ajustamento na oferta.
Na CP será reforçada a oferta na ligação ao Parque das Nações.

4 comentários:

Pascal disse...

Estou a tentar de perceber como vou substituir o intermodal Carris/Metro Rede 30 dias de que preciso por a paragem do 714 que utilizo estar fora da coroa de Lisboa Cidade. Alguém me informa? As notícias são pouco claras referente ao Navegante.

ipsisnet transportes disse...

Relativamente ao «Navegante» a informação por agora ainda é escassa, não havendo por parte dos operadores ou da Autoridade Metropolitana de Transportes informação concreta quanto ao novo título. Sabe-se contudo, que os passes próprios da Carris e Metro deverão vigorar por enquanto até à sua sobstituição em definito pelo «Navegante».
Apesar de o título ser válido na coroa urbana, está a ser preparado um passe "universal" a todos os operadores, à medida que estes forem aderindo, cobrindo portanto, não só o espaço urbano da cidade de Lisboa, como a periferia.
Assim que possivel, daremos mais informações sobre os novos títulos de transporte.

Carina Simões disse...

Olá, estou a tentar perceber qual o passe a adquirir para o seguinte percurso:

Moita - Lisboa
Moita para o Barreiro pela CP
Barreiro para Lisboa via Soflusa
Lisboa via metro

Já me deram informações do L12 e do Navegante Barreiro, mas não consigo encontrar informação relativa ao percurso Moita - Barreiro via CP nesses passes...

Pode ajudar-me por favor?
Obrigada.

ipsisnet transportes disse...

Olá Carina!

Para efetuar esse percurso poderá fazê-lo optando por 2 opções:

-adquir passe combinado TST/CP linha do Sado, e o Navegante que permite a utilização simultânea nos Transportes Colectivos do Barreiro, Trabstejo/Soflusa, Carris e Metro. Por enquanto o Navegante ainda não está disponivel nas carreiras da TST pelo que necessitaria de adquirir 2 passes;

- a segunda alternativa passa pela aquisição do passe L123. Contudo, para obter informação mais detalhada à cerca do tipo de passe, pode informar-se pelas linhas de apoio da TST: 211 126 200 / 211 126 271.

Custom Search

canal transportes online

Loading...